Renovation Music

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Pense e Reflita



Romanos 12:15 - Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram;

Aquilo que chamamos de empatia é descrito pelo Apóstolo Paulo em uma frase: "Alegrai-vos com os que se alegram; chorai com os que choram" (Romanos 12:15).

Alegrar-se com aqueles que estão alegres não é das coisas mais difíceis. Existem algumas exceções: não é fácil alegrar-se com o outro, quando temos inveja dele; não é fácil alegrar-se com o outro, quando estamos em depressão.

Chorar com os que choram já não é coisa tão fácil: sofrimento não é coisa boa de ser vista. Além do mais, quando as lágrimas dos outros nos dão muita pena, sempre existe o perigo em exagerarmos no consolo oferecido. Provavelmente, a primeira coisa certa a fazer, quando vemos o choro de alguém é a atitude de respeito, sem julgamento. A segunda coisa é ter paciência e permitir que a pessoa chore, enquanto tiver necessidade de chorar. Em seguida, antes de começar a dar conselhos de consolo, assumir uma postura de silêncio atencioso, permitindo que o outro fale tudo aquilo que esteja precisando falar. Finalmente, lembrar que é preciso chorar um pouco menos do que o outro, a fim de que ambos possam começar a ver a luzinha no final do túnel. A Bíblia quer que choremos com os que choram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário